Branqueamento Dentário
O branqueamento dentário é um dos tratamentos estéticos mais procurados pelos pacientes, contudo ainda suscita muitas dúvidas.
Existem dois tipos de branqueamento dentário: branqueamento interno e branqueamento externo.
Como é feito o branqueamento em consultório?
Este branqueamento pode ser feito em ambulatório (em casa) ou em gabinete médico.
O branqueamento dentário consiste na aplicação de um gel sobre os dentes (peróxido de hidrogénio ou o peróxido de carbamida), este gel irá baixar o tom da cor dos dentes, ficando estes mais claros.
É necessário fazer um isolamento de todos os tecidos moles, incluindo lábios, vestíbulos, bochechas e língua. Deste modo, o gel entra unicamente em contacto com a superfície dentária.
Duração
Normalmente, 60 minutos.
Sessões
podem ser necessárias várias sessões (regra geral, 2 ou 3) para se atingir o resultado pretendido.
Como é feito o branqueamento em casa?
O médico dentista faz moldes à boca do paciente, através dos quais serão confecionadas umas goteiras de branqueamento, feitas à medida e com a forma dos dentes de cada pessoa. Todos os dias o paciente coloca o gel branqueador que lhe foi fornecido, nessa goteira, durante o tempo recomendado.
Normalmente é aconselhado dormir com a goteira, sendo o tratamento efetuado durante a noite para melhor conforto.
Este tratamento dura aproximadamente 10 dias, podendo ser ajustado mediante a avaliação clínica do médico dentista.
Contra-Indicações
– Lesões de cárie dentária;
– Grande sensibilidade dentária.
As contraindicações mencionadas ocorrem porque os produtos branqueadores só atuam em dentes naturais e podem provocar alguma sensibilidade dentária temporária.
Que cuidados devo ter depois/durante o tratamento?
Deve ser evitado o consumo de café, chá, vinho tinto, bebidas gaseificadas, alimentos com coloração (cenoura, feijão preto, feijão vermelho, tomate, beterraba, carnes vermelhas…) e não fumar, para obter resultados mais efetivos e duradouros).