Ortodontia

A ortodontia é uma especialidade da medicina dentária responsável pelo estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento das anomalias das bases osseas dos maxilares decorrentes durante o crescimento da crianca. desenvolvimento dos dentes, tais como dentes tortos ou mal posicionados. Para a correção destes problemas existem três tipos de aparelhos dentários. Esta especialidade visa aumentar a eficiência mastigatória e melhorar a estética, higiene oral, fonação e respiração bucal. 

Tradicional

Interceptiva

Invisível

Principais objetivos

– Melhoria a nível estético da face, sorriso e perfil contribuindo para um aumento da autoestima e facilidade de inserção social;

– Correto alinhamento dentário facilitando a higienização dentária com diminuição do risco de cáries e problemas gengivais;

– Prevenir problemas na articulação temporomandibular promovendo uma boa função muscular e mastigatória.

Usar aparelho causa dores?

A colocação do aparelho é um procedimento indolor. No entanto, as dores associadas ao aparelho dentário podem existir enquanto a adaptação do paciente. . Regra geral, sentirá dores apenas na primeira semana. 

1ª Consulta - Planeamento e Estudo do caso

Na primeira consulta são realizadas fotografias extra e intra-orais, modelos de estudo e exames radiológicos. Dessa forma, é realizado um estudo adequado a cada paciente, que permite alcançar o resultado pretendido e definir a duração do tratamento.

2ª Consulta - Colocação do aparelho dentário

Nesta consulta, procedemos à colocação dos brackets nas posições corretas. Este  processo é completamente indolor.

Além disso, é dada uma breve explicação ao paciente de como irá realizar a sua higiene oral e indicações do que deve ou não fazer para que obtenha os melhores resultados.

Consultas de controlo

Nestas consultas, é feito o controlo ortodôntico,  que passa pela mudança de arcos, peças, e higienização do aparelho.

Assim, conseguimos acompanhar a evolução do tratamento e obter o resultado final esperado.

O que é a ortodontia interceptiva?

A ortodontia interceptiva intervém quando já há um problema de oclusão instalado e que pode comprometer a funcionalidade e a estética bucal e facial do paciente no futuro.

O diagnóstico e tratamento precoce da mordida cruzada são extremamente importantes para uma evolução normal da oclusão, para corrigir o desequilíbrio esquelético e preservar a saúde periodontal.

Quando o tratamento é tardio podem surgir complicações como a perda de comprimento do arco dentário e oclusão traumática com retração gengival.

O aparelho a ser utilizado é aquele que melhor se adapta à necessidade do paciente. Crianças menores tendem a colaborar menos com o tratamento, assim, os modelos fixos podem ser os mais indicados nesses casos.

Marque já a sua consulta

Equipa de Ortodontia

Dra. Leocádia Ribeiro
Dra. Renata Correia