A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos problemas da cavidade oral e dos tecidos que envolvem e suportam os dentes e implantes – periodonto – que incluem além da gengiva o osso alveolar e outras estruturas responsáveis por manter os dentes firmemente implantados nos maxilares.
Sinais de alerta / Pode ser uma periodontite?
A periodontite (ou doença periodontal) é uma infeção bacteriana dos tecidos que suportam e rodeiam os dentes, conhecidos coletivamente como o periodonto. É a segunda e mais grave fase da doença gengival, depois da gengivite. A doença periodontal (periodontite) é uma doença irreversível que, se não tratada, poderá levar à perda dos dentes.
Sintomas da gengivivite
– Sangramento espontâneo ou durante a escovagem;
– Aparecimento de pus na gengiva;
– Mau sabor ou mau hálito (halitose);
– Gengiva muito vermelha ou retração da gengiva;
Nestes casos aconselhamos a visita ao médico dentista, o mais rápido possível, para que o possa aconselhar e propor o melhor tratamento para impedir que a gengivite avance para formas mais graves de doença, como a periodontite.
O que acontece na primeira consulta?
São realizadas medições da altura gengival (periodontograma) para percebermos a distribuição e severidade da doença. Em casos de ausência de doença é realizado um estudo do sorriso e neste caso complementamos a consulta com fotografias intra e extra-orais e digitalização para planeamento digital do sorriso.